Menu
Menu

Marca: Faculdade São Miguel

Graduação Administração

AUTORIZAÇÃO

Portaria MEC nº 585 de 28 de março de 2001, publicada no D.O.U. em 29/03/2001

RECONHECIMENTO

Portaria MEC nº 3.544 de 29/10/2004 publicada no D.O.U. em 01/11/2004.

ATUALIZAÇÃO DE RECONHECIMENTO

Portaria MEC n° 737 de 30/12/2013 e publicada no D.O.U. em 31/12/2013.

CARACTERIZAÇÃO

O profissional formado em Administração gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação com clientes ou das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel trabalha fundamentalmente com números e planilhas e precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira. Você pode ingressar no mercado como tecnólogo.

OBJETIVO DO CURSO

Formar administradores empreendedores que poderão atuar como executivos, técnicos em funções administrativas e/ou empreendedores preparados, tanto conceitual como instrumentalmente, para contribuir para o sucesso das organizações em que atuarem, sendo capazes de compreender o contexto econômico e sociopolítico em que estão inseridos e de intervir de forma competente na gestão de organizações públicas, privadas ou do terceiro-setor, sabendo enfrentar as incertezas, tomar decisões ágeis, solucionar problemas complexos.

MERCADO DE TRABALHO

Nas corporações, as principais áreas de atuação dos formados em Administração são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, logística e vendas. De um modo geral, as áreas mais requisitadas são seguintes:

  • Administração de empresas
    Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
  • Administração esportiva
    Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma Associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
  • Administração financeira
    Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
  • Administração hoteleira
    Gerenciar hotéis, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
  • Administração hospitalar
    Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
  • Administração de produção
    Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
  • Administração pública
    Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
  • Administração de recursos humanos
    Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.
  • Administração rural
    Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
  • Administração do terceiro setor
    Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
  • Auditoria
    Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.
  • Comércio exterior
    Administrar negociações de compra e venda com empresas do exterior.
  • Controladoria
    Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
  • Empreendedorismo
    Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
  • Gestão ambiental
    Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
  • Gestão de qualidade
    Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.
  • Logística
    Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
  • Marketing
    Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
  • Peritagem
    Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
  • Sistemas de informação
    Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

DIFERENCIAL

O curso de Administração possui significativo foco em Marketing e Comércio Exterior, que se tornou um marco do curso, compondo o diferencial de nossos graduados. Através dessa proposta, o aluno não somente desenvolve uma forte formação acadêmica, mas também é exposto a oportunidades práticas para o seu desenvolvimento como profissional de excelência.

O diferencial do curso de administração é tratar com igual importância a formação acadêmica e a formação técnica dos futuros administradores, sempre proporcionando uma ligação entre o conhecimento teórico e prático de administrar, além de oferecer cursos excelentes de especialização nas áreas de Comércio Exterior, Marketing e Publicidade e Gestão de Recursos Humanos, entregando ao mercado, um profissional completo e competente.

Coordenador

Profº. Jucivan Dênio Florencio Paixão

Faça o download da Matriz Curricular Manual de Estágio de Administração
« Voltar