Menu
Menu

Marca: Faculdade São Miguel

Notícias

Bacharelado, licenciatura ou tecnólogo?

24/02/2017


Por Lucas Cordeiro



Como se não bastasse toda a indecisão para escolher a área a ser seguida, o candidato se vê diante três tipos diferentes de cursos de nível superior: de grau bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Cada formato de curso oferece características diferentes, e para escolher bem, o candidato deve observar o que mais lhe agrada e também seu posicionamento diante da área escolhida. Entre essas opções, o acadêmico irá receber o diploma de nível superior, que pode ser usado para procurar um emprego que exija esse grau de escolaridade, prestar concursos públicos e fazer uma pós-graduação, desde que a faculdade e o curso sejam reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação.

Existem muitas diferenças entre os cursos de grau bacharelado, licenciatura e tecnológico, e para te ajudar a escolher a melhor opção, confira as principais características:

 

Bacharelado

O bacharel estuda um pouco sobre tudo dentro da área escolhida, desenvolvendo um conhecimento superficial sobre todos os assuntos. Enquanto o tecnólogo se forma apto para atuar em apenas uma área específica, o bacharel pode atuar em diversas áreas após o término do curso, contando com pós-graduações para se especializar na área desejada. Esse tipo de curso é ideal para pessoas que estão iniciando a vida acadêmica, e ainda não conhecem o mercado de trabalho, ou que ainda têm dúvidas de que tipo de função exercer.

No bacharelado, o aluno tem a possibilidade de ter contato com todas as áreas de atuação da profissão, e por ter um tempo de duração mais longo, possibilita que o aluno decida qual área irá seguir, sem pressão. Além disso, o acadêmico terá uma formação mais abrangente, na qual irá receber boa base teórica e científica e, ao final do curso, poderá atuar nos diversos setores do mercado de trabalho, em empresas ou por conta própria, como administrador, advogado, engenheiro, médico, jornalista, publicitário etc.

Duração: De quatro a cinco anos.

Documento de conclusão: Diploma de bacharel.

 

Licenciatura 

Os cursos de licenciatura são ideais para quem pretende lecionar no Ensino Fundamental ou Médio, e têm diversas semelhanças com os de bacharelado, como a carga horária, e a semelhança do currículo do licenciado com o do bacharel. No entanto, os profissionais formados em licenciatura são aptos a ministrarem aulas na educação básica (ensino fundamental e médio), o que não ocorre com os bacharéis.

Os cursos de licenciatura têm em seu currículo matérias de cunho pedagógico, voltados para a área acadêmica, e para o acadêmico dar aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, será preciso cursar licenciatura em um campo específico do conhecimento, como História, Geografia e Matemática. Já para atuar na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental é indicado fazer o curso de Pedagogia. Além disso, o aluno formado em licenciatura também tem a opção de mudar a área de atuação com pós-graduações, especializações, tornar-se pesquisador ou começar a atuar na área técnica do curso.

Duração: Quatro anos.

Documento de conclusão: Diploma de licenciado.

 

Cursos Tecnológicos

Muita gente ainda pensa que os cursos tecnológicos (tecnólogos) não valem como um curso superior, e sim um curso técnico, mas na verdade um curso tecnológico vale tanto quanto um curso de bacharelado ou licenciatura, a única diferença é que a duração dos cursos são menores, variando entre 2 e 3 anos. Isso acontece porque os cursos tecnológicos apresentam uma abordagem mais focada da área escolhida.

Esse tipo de curso é mais indicado para quem já tem certeza de que trabalho deseja exercer dentro da área. Por exemplo, se você quer trabalhar na área de marketing, mas não quer fazer uma graduação de bacharelado em administração ou publicidade e propaganda, que oferecem formação ampla e generalista, a melhor opção é que você faça um curso tecnólogo de gestão de marketing, poupando tempo e investimento.

Os cursos tecnológicos também são interessantes para quem já trabalha em uma determinada área e deseja obter uma formação, porém tem pouco tempo. No entanto, se você ainda não decidiu que área seguir dentro da profissão escolhida, é melhor optar pelos cursos tradicionais.

Duração: De dois a três anos.

Documento de conclusão: Diploma de tecnólogo.
 

Se você ainda não tem certeza do tipo de curso que deseja fazer, converse com estudantes de cada um deles, visite instituições e pesquise na internet. Em todos os casos há prós e contras, o importante é optar por aquele que melhor atende às suas expectativas como futuro profissional. Boa sorte!

 


« Voltar