Menu
Menu

Marca: Faculdade São Miguel

Notícias

Como se destacar no mercado de trabalho durante a crise

16/03/2017


Por Lucas Cordeiro

O atual cenário econômico do Brasil não é um dos melhores. Basta abrir um jornal, ligar a TV ou olhar as redes sociais para ver notícias nada animadoras sobre a crise econômica, seu impacto no mercado de trabalho e empregabilidade.

Para se ter ideia, uma pesquisa divulgada em fevereiro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que o desemprego no Brasil chegou a 12,6% entre os meses de novembro de 2016 a janeiro de 2017, atingindo cerca de 12,9 milhões de pessoas. A taxa é a mais alta desde o início da pesquisa, em 2012, representando um recorde negativo no número de pessoas sem trabalho no país.

Essa pesquisa revela como é importante que os profissionais pensem em caminhos para fugir do desemprego. Pensando nisso, listamos alguns passos para você conseguir se destacar no mercado de trabalho.


Confira 11 dicas para se destacar nesses tempos de crise:
 

1. Faça uma autoavaliação: reflita sobre as competências, interesses e conhecimentos; entenda o que tem desenvolvido e o que precisa desenvolver; trace um plano de ação com prazos e atividades que poderão orientá-lo nesse processo e acompanhe-os.

2. Mantenha-se atualizado sobre o mundo e o mercado de trabalho: leia diariamente jornais, sites especializados e artigos sobre sua área de atuação.

3. Invista em sua formação acadêmica: adquira novos conhecimentos fazendo cursos de graduação, especialização, pós-graduação, MBA. Além de contribuírem para seu desenvolvimento, são uma excelente oportunidade de ampliar sua rede de relacionamentos profissionais.

4. Mantenha seu networking “aquecido”: atualize suas informações em suas redes sociais profissionais, como o LinkedIn; aproveite para conversar com pessoas de sua rede de relacionamentos sobre seu momento profissional; participe de eventos como palestras e congressos em sua área de atuação e/ou interesse.

5. Atualize seu currículo: seu currículo deve ser conciso, mas com informações relevantes como seu objetivo profissional, realizações, as datas de realização dos cursos, especificando as instituições e os períodos em que esteve em todas as empresas.

6. Desenvolva habilidades comportamentais: saber relacionar-se é uma exigência do mercado, faça atividades que desenvolvam o trabalho em equipe e a criatividade.

7. Desenvolva aptidões em tecnologia: certifique-se de que domina a utilização das novas tecnologias, como aplicativos e softwares mais utilizados em sua área de atuação.

8. Aprenda um novo idioma: com o aumento da competitividade do mercado de trabalho, aproveite para aumentar sua qualificação, investindo no aprendizado de idiomas.

9. Dê sempre o seu melhor: Sim, você sempre tem que dar muito mais de 100%, hoje as empresas sempre estão buscando profissionais que se destaquem, sejam emprenhados e que estejam sempre buscando  “vestir a camisa da empresa”.

10. Seja Proativo: Não fique esperando pelos outros, tome a iniciativa, tente prevê uma situação e agir da melhor maneira antes do problema acontecer, seja um profissional resolutivo.

11. Cuide de sua Reputação nas redes sociais: Nenhuma empresa vai querer contratar um profissional que se comporta de forma grosseira e vulgar nas redes sociais. Os recrutadores estão sempre de olho em seu perfil do Facebook e do Instagram, então se lembre disso antes de postar ou comentar algo que possa te comprometer em uma possível seleção de emprego.


 


« Voltar